24 de nov. de 2008

Moqueca de Peixe



Olá amigos! Que tal uma moqueca de peixe, bem baiana para o almoço?
Aqui em casa todos gostam de peixes e uma moqueca é sempre bem vinda...
Ingredientes:
1 kg de pescada em postas
2 limões
2 dentes de alho amassados
sal a gosto
Coentro e cebolinha verde, picados
1 tomate grande, em rodelas
1 pimentão verde, em rodelas
1 cebola branca, em rodelas
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de Dendê
3 colheres (sopa) de leite de coco
1 pimenta de cheiro

Tempere o peixe com sal, suco de limão e o alho esmagado. Deixe nesse tempero por alguns minutos. Numa panela, aqueça o azeite de oliva e o dendê, juntos. Em fogo baixo, adicione a cebola e o pimentão em rodelas, refogue e coloque as postas de peixe na panela, arrumando. Por cima, coloque as rodelas de tomate, as de cebola e pimentão que foram refogadas, o coentro e a cebolinha picadas. Adicione a pimenta de cheiro no canto da panela. Depois de alguns minutos no fogo, adicione o leite de coco e sacuda a panela para que o caldo se espalhe igualmente. Teste o sal, tampe e deixe mais um minutinho. Sirva assim que sair do fogo com arroz branco e feijão fradinho. Uma verdadeira delícia!
Boa Semana para vocês, beijos.
TIRANDO A DÚVIDA DA AMIGA IRAIDE (OBRIGADA PELO CARINHO), SIM QUERIDA EU REFOGO A CEBOLA E PIMENTÃO, RESERVO, DEPOIS COLOCO O PEIXE , OS REFOGADOS POR CIMA E POR ÚLTIMO O TOMATE, COENTRO, CEBOLINHA...E DEIXO COZINHAR UM POUQUINHO ANTES DE COLOCAR O LEITE DE COCO. DEPOIS DO LEITE, SÓ MAIS UM MINUTO NO FOGO E TÁ PRONTA A MOQUECA, VC SENTE O AROMA SE ESPALHANDO PELA CASA (O CUIDADO É PARA QUE O PEIXE FIQUE FIRME E NÃO DESMANCHE). BJOS E QUE MINHAS RECEITAS CONTINUEM FAZENDO SUCESSO NA SUA CASA, PARA MIM É UMA HONRA...

7 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Rose a tua receitinha está maravilhosa.Um beijinho...

Axly disse...

Que delícia hein!
Eu na verdade nunca comi moqueca, mas só a cara me deixa com água na boca^^
Kisss flor!

ameixa seca disse...

Tal como a Axly, eu nunca provei moqueca. Mas tem óptima aparência e o nome é bem sugestivo ;)

Karla Maria disse...

Rose minha flor,
eu me acabo numa moqueca com pimenta e essa tá linda, heim?
Bjs

Adriana disse...

Ô minha amiga sobrou uma raspinha na panela? rssss, faltou o pirão né? tá lindo.
Beijos e boa semana.

Anônimo disse...

Olá Rose,
Essa moqueca parece divina! Acompanho seu blog já há algum tempo e acho suas receitas apetitosas. Fiz o bolo cascão e todos aqui a-do-ra-ram. Agora vi essa moqueca e quero fazer ainda essa semana se vc me tirar uma dúvida: vc refoga o pimentão e a cebola, retira e reserva e depois põe o peixe como 1ª camada e em seguida põe as verduras refogadas e reservadas? Quero seguir a receita direitinho pra ficar deliciosa como a sua. Bjs. Iraide

carmencita disse...

Essa moqueca, está com uma aparência ótima, aceito pro meu almoço, que delícia!Vou guardar essa autêntica receita baiana e a farei com certeza.Bjss