30 de out. de 2009

Picadinho Caseiro com Proteína de Soja

Oi gente , passando rapidinho para atualizar minha cozinha e dar um olá, estou sumidinha e com muita saudades de vocês... fiz esse picadinho misturando a soja com a linguiça portuguesa para quebrar o sabor da soja, assim meus filhos comem sem reclamar e até gostam, rs. Sabemos como a soja é importante na nossa alimentação (principalmente nós mulheres), por isso estou sempre inventando novas receitas com ela ou pesquisando na internet... o segredo é lavar a proteína depois de cozida por 3 minutinhos até que a água saia limpinha, espremer bem e usar com o tempero que você quiser, já fiz com camarão seco, tempero baiano de peixe, mais assim com a linguiça picadinha fica muito bom...


Usei:
1 xícara de proteína de soja de uma marca conhecida
3 xícaras de água (para cozinhar a soja)
azeite de oliva, 2 dentes de alho, 1 cebola picadinha (usei a roxa),
1/2 pimentão picadinho, tempero verde, sal e pimenta cominho a gosto,
2 colheres (sopa) de purê de tomate
abóbora em cubos
1 cubo de caldo sabor picanha( ou carne seca)
1 linguiça portuguesa (ou outra da sua preferência) em pedaços pequenos.
Cozinhe a proteína , lave, escorra e reserve. Numa panela, aqueça o azeite, coloque a linguiça picada e frite um pouco. Adicione o alho esmagado, a cebola e refogue sem deixar queimar. Coloque o pimentão e refogue mais um pouco. Coloque o cubo de caldo em pedaços, refogue mais um pouquinho, acrescente um pouco de água, a abóbora em cubos e tampe, deixando cozinhar. Por último, coloque a soja (bem espremida e escorrida), misture aos ingredientes da panela, acrescente o tempero verde picadinho(usei coentro) e deixe mais um pouco em fogo baixo, a panela semi-tampada. Sirva a seguir com arroz. Fica parecendo picadinho de carne moída, o sabor da soja desaparece.

Beijos, ótimo fim de semana e feriado.

6 comentários:

Bolo disse...

oi Rose
cheu]guei até aqui através do Divina Gula! que cantinho mais delicioso tudo que vc faz dá para sentir que é com muito carinho. Lis algumas postagens mais antigas e adorei aquele desafio do bolo sem farinha!! já estou te seguindo viu!! me visita lá no meu blog tbm tento fazer receitas simples e com muito carinho!!
beijão e Feliz Aniversário!! imagino que o super bolo não vai faltar né!!
um ótimo feriado!

ameixa seca disse...

Gosto de soja e nem precisa de nada para a disfarçar mas também gosto de linguiça he he
Então, muitos parabéns e muitas felicidades!!! Daqui a uns dias sou eu a dizer "mais um ano" :)

Natércia Ramalho disse...

Rose ficou um must...beijinhos...

Fla disse...

Poxa parabéns, muitas felicidades, paz, saúde e alegrias.
E a receita tá deliciosa! Bjs

inspirações da Jô disse...

Hum delicioso esse picadinho e altamente saudável!!!!!!!!!!!!!
Gostei da receita!!!!!!!!!
Beijos!!!!!!!!!!!!!

osmar castagna disse...

Muito legal, vou fazer o picadinho! Estou começando a utilizar mais a tal proteína de soja como alimento, é muito boa e saborosa! Parabéns pelo blog, viu!? 1 abração, the Osmar.