9 de dez. de 2010

Doce de Banana em Calda

Olá amigos!
Esse é um doce que todos gostamos aqui em casa (menos Tiago que não suporta nada com bananas, só crua)...lembra a minha infância e sempre faço quando temos bananas demais, para não perdê-las. Já coloquei essa receita aqui no blog, só que fiz em maior quantidade para presentear e coloquei em frascos, como compota. Ele está no ponto quando a calda fica avermelhada.


Ingredientes:

1 dúzias de bananas da prata maduras
1/2 kg de açúcar
suco de 1/2 limão
Cravos e canela em pau
Preparo: Corte as bananas em rodelas, coloque em uma panela grande, adicione  o açúcar e água até cobrir as bananas. Misture levemente, até que o açúcar se dissolva por completo.  Coloque os cravos e a canela. Quando começar a ferver coloque o suco do limão (isso fará com que fiquem vermelhas depois de pronta). Deixe em fogo baixo até que a calda fique um pouco mais grossa e as bananas avermelhadas como na imagem. Espere esfriar e coloque numa compoteira. Sirva o doce puro ou com creme de leite gelado. Conserve na geladeira.
Não fica uma cor linda? Experimentem!! Beijos!

25 comentários:

® disse...

Oi Rose,
Nossa vida... eu gosto de banana demais... e como vc disse, esse doce lembra minha infância tb...com aqueles tachos lá em Minas...ô coisa boa!
Seu doce ficou lindo e imagino que delicioso!
Um bejim grande no seu coração...

Grazi disse...

oi ficou lindo seu doce, estou aki em casa com quatro duzias de bananas, e prata ainda, concerteza vou fazer esse doce.abraços.

Carminha Lyra Andrade disse...

Oi Roe, achei seu blog por acaso e ta de parabéns viu?
ADOREI tudo!
Já vou te seguir =)

http://www.fazergourmet.blogspot.com/

Patrícia Gomes disse...

Nooossa, agora me lembrei da minha infância, quando mamys fazia esse doce quase toda semana! Era meu preferido na época que ainda gostava muuito de doces. rs

Xerinhos
paty

Fla disse...

Nossa nunca comi mas tô aguada aqui de vontade de comer essa tigela toda!
Adorei.
Bjs

Anônimo disse...

Realmente esse doce fica uma delicia, adoroooo...
Bjos. Ana.

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Rose amiga que delícia!!!, adoro esse doce de banana que fica vermelhinho, parabéns por sua receita maravilhosa, bj♥kas e um ótimo fim de semana querida, ;)...

Rose Oliveira disse...

Meninas, esse doce faz parte da infância de muita gente, é caseirinho e gostoso, lembra dengo de mãe, rss. Minha mãe colocava um pouco no pãozinho francês e nos dava para o lanche da tarde, com um suco de fruta, lembro do sabor de "quero mais", rss... bjão a todas!

inspirações da Jô disse...

Faltam 7 dias para o Natal.
Obrigado por sua amizade,atenção e pelo carinho dedicado.
Que o Universo te cubra de bênçãos e seja sempre muito feliz.Que a paz dos anjos possa abençoar você e sua família em todos os dias do próximo ano! Feliz Natal e um Ano Novo com muita luz!
Beijos!

Ivani disse...

Oi Rose, esse doce de banana está lindo!!!com certeza delicioso. Sempre faço doce de banana para o meu marido...ele adora!!!Só o que eu faço não é assim em calda, é pastoso tipo geléia, tbm fica muito bom, mas esse deve muito melhor, eu prefiro doce em calda.
Obrigada pela sua visita ao meu blog, fiquei muito feliz.
Bjs...amiga

Anônimo disse...

eu tbem moro em salvador e adoro cozinhar,me realizo fazendo pratos q sei q a família vai deliciar-se.Quero fazer uma amizade verdadeira contigo amiga.meu e-mail é:elidefranco@yahoo.com.br

tobala disse...

parabens! esta receita fica muito bom depois de pronto,que delicia muito obrigado
reidrik gmail.com

ROSELAYNNE MELO disse...

olá Rose,me chamo Roselaynne e achei o seu blog por acaso,amei,vc tá de parabéns.estou te seguindo,viu.e espero que vc me siga também,pois tenho um blog onde escrevo sobre vários assuntos(não é tão perfeito quanto o seu mas,espero que vc me siga.bjos
o meu blog:http://laynne-melo.blogspot.com/

Luciana. disse...

Gostaria de saber se eu cozinho o doce com a panela aberta ou fechada ... o meu não ficou tão vermelho como o seu, ficou meio rosado !
abçs

Anônimo disse...

Oi, Rose!
Estou com muita vontade de experimentar a sua receita, mas gostaria de saber se posso substituir a banana prata pela caturra.
Um abraço,
Pate.

cris disse...

este doce é uma delícia, é verdade que fica vemelho quando coloca limão?

Unknown disse...

Rose, qual o segredo para o doce ficar tão vermelhinho como esse seu? Já tentei fazer várias vezes e nunca fica tão bonito quanto o seu. E o tempo de fogo, tem noção? Já tentou fazer com a banana nanica? Será que teria o mesmo resultado?

Anônimo disse...

Vi essa receita 4h atrás, e como tinha todos os ingrediente resolvi fazer. E fica vermelhinho mesmo. Levou 2 horas no meu fogão no fogo baixo. Tem que ter paciência mesmo rs rs mais deu certo. Parabéns pela receita maravilhosa!

Marly disse...

O doce Ficou ótimo. A dica do limão foi um beleza. Agora já não perco mais banana prata.
Obrigada Rose.

Um abraço!

Anônimo disse...

Muito gostoso

ledacariri+você disse...

sempre fazia, mas não colocava limão, mais tbém não ficava vermelhinho, vou testar. Valeu.

Vayginna disse...

Por que não respondem? Tenho dúvidas já postadas por outras pessoas. Podiam responder.....

Unknown disse...

Estou fazendo agora

Unknown disse...

Vou fazer agora adoro doce de banana

MariaAmorim disse...

Já fiz i meu. Dica di limão fou maravilhosa e como adoro inventar e tenho um quintal legal,e tinha bastante resto de madeira de construçao, peguei uma lata dessas que vem ( usei uma que veio com a tinta) fiz um buraco na parte de baixo enchi de lenha e estava pronto mwu fogão a lenha .e fiz meu doce banana delicioso, e economizei o gás. Obs: fiquei cheirando a fumana, mas tudo bem. Lembrei da minha vozinha.