20 de dez. de 2010

Pão de Leite Fofinho


  Olá amigos, boa noite!
Fiz esse pão alguns dias antes e só hoje consegui achar um tempinho para postar, não lembro de onde tirei a receita, mais fazendo cada passo direitinho não tem erro...o pão fica macio e fofinho, amei!


Ingredientes
1 xícara (chá) de leite morno (é morninho, quase frio)
 
1 ovo inteiro
1/4 xícara (chá) de manteiga amolecida
3 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
 
1/4 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 pacotinho de fermento seco para pão (ou 2 e 1/4 colheres de chá)
1 gema misturada com umas gotas de óleo de cozinha mais umas gotas de café pronto (ou shoyu) para pincelar os pães
 



Preparo
Numa tigela grande, dissolva o fermento no leite com o açúcar. Cubra a tigela e ponha-a de lado até que a mistura fique com aparência de um creme "talhado" (demora de 15 a 20 minutos). Enquanto isso unte e enfarinhe uma forma retangular de mais ou menos 24cm X 30cm e ponha-a de lado. E, numa tigelinha, faça a mistura de gema/óleo e café ou shoyu e reserve-a. Volte à tigela com o fermento e acrescente o ovo e a manteiga e misture bem com uma colher de pau ou espátula. Adicione a farinha (xícara a xícara) e o sal, misturando sempre com a colher até que a massa fique grossa, então passe a misturar com a mão. Estando a massa ainda um pouco pegajosa, vire-a sobre uma superfície levemente enfarinhada e amasse até ficar lisa e elástica (Dica: não acrescente farinha demais à massa pois,  para obter pães fofos e macios, o usual é deixar a massa meio pegajosa). Sove a massa por dez minutos e então ponha-a numa tigela levemente untada com óleo, e gire a tigela para que a massa fique também untada. Cubra a tigela e deixe que a massa cresça até dobrar de volume (demora cerca de 1 hora; dica: eu ponho a tigela dentro de um saco plástico grande bem fechado). Depois que a massa tiver crescido, vire-a sobre a superfície em que foi sovada e, com as mãos, comprima-a para baixo, para que ela desinfle. Faça bolas do tamanho de um limão médio e coloque-as na forma preparada, deixando um pequeno espaço entre elas. Pincele as bolas com o preparado de gemas (faça isso cuidadosamente, pois os pãezinhos estarão voltando a crescer). Ponha a forma num lugar quentinho, sem vento (ou dentro do saco plástico, como eu faço, tendo o cuidado de não deixar que o plástico encoste nas bolas, para que elas possam crescer sem impedimentos). Deixe que cresçam novamente por meia hora e leve a forma ao forno médio (180ºC) por 20/30 minutos ou até que os pães estejam bem crescidos e dourados.

Essa receita está como copiei, na íntegra...mais não usei a técnica do saco plástico, deixei a massa descansando tampada no forno mesmo, aqui anda fazendo muito calor...

Amigos, vou viajar mais antes quero agradecer o carinho de vocês, as visitas e comentários e desejar  um Natal Feliz e maravilhoso!
Na próxima semana estarei de volta...abraços e fiquem com Deus!

6 comentários:

Andréa Santana disse...

Hummm, delicia esse pão!

andreaquitutes.blogspot.com/

Feliz Natal!!!!
Bjs, Andréa....

Fla disse...

Querida que pão mais lindo e realmente fofo!
Feliz Natal pra você! Muita paz, luz e união!
Bjs

Quitutes da Juju disse...

Nossa, Rose! Realmente esse pão ficou com cara de fofinho. rsrsrs

Feliz Natal para você e para sua família!!

Beijinhos, Juju
http://quitutesdajuju.blogspot.com

Daniana Bittencourt disse...

Uma delícia de pão.
Realmente bem fofinho.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

ameixa seca disse...

Pão é sempre uma delícia, especialmente se for morninho :)

Dr. Russell Norman Murray disse...

Very tasty bread, well-done site.

Happy New Year.

Dr. Russ Murray (Always looking for reciprocal followers)

thekingpin68

satire and theology