3 de fev. de 2012

Frigideira de Bacalhau



Boa tarde amigos!
Adoro bacalhau e essa frigideira simples é uma das receitas que mais gosto com ele. Você pode acrescentar azeitonas sem caroço, batatas cozidas em cubos ou chuchu também em cubos e cozido. Eu fiz só com bacalhau refogado e numa quantidade para três pessoas.
Como fiz:
Usei 300g de bacalhau desfiado já sem sal (deixei de molho em água gelada ,trocando três vezes). Temperei com alho, cebola pícadinha, pimenta do reino, limão e coentro . Deixei numa tigela tomando gosto.
Aqueci numa panela, azeite de oliva suficiente para refogá-lo. Coloquei então o bacalhau, os temperos, mais 1 tomate pequeno sem pele e sem sementes picados e deixei refogando em fogo baixo, mexendo para misturar tudo. Acrescentei uma colher (sopa) cheia de extrato de tomates, 1 colher de vinagre de vinho tinto, mexi e deixei cozinhando em fogo baixo com a panela tampada. Deixei ficar seco mais sem queimar.
Aqueça o forno em temperatura média. Passe óleo ou margarina em um refratário pequeno ou médio (vai depender da quantidade do seu recheio). Bati 5 ovos (primeiro as claras, depois as gemas), temperei com sal
, adicionei 1 colherinha de café de fermento em pó e 2 colheres (sopa) de amido de milho(opcional). 
Depois foi só montar, os ovos embaixo, o bacalhau refogado e por cima o restante dos ovos.
Leve para o forno e retire quando dourar e enfiando um garfo, sair limpo.
Sirva imediatamente.
E bom apetite!
Fiquem com Deus e uma ótima noite!

Nenhum comentário: