12 de ago. de 2008

Bolo de Abacaxi do Papai


Fiz esse bolo para o Dia dos Pais...as fotos ficaram claras demais pois o merengue fica amarelinho.


Para o pão de ló : 4 ovos, 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de leite, 2 e 1/2 de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de amido de milho, 1 colher (sopa) de fermento
Preparo: aqueça o forno em temperatura média. Bata as claras em neve, acrescente as gemas uma a uma, sem parar de bater. Continue batendo e adicione a açúcar, o leite, o amido, a farinha de trigo e por último o fermento. Ponha em uma forma de 25 cm de diametro, untada e enfarinhada. Asse por 45 minutos.
Para o recheio: 3 gemas, 2 xícaras de leite, 1/2 xícara de açúcar, 2 colheres (sopa) cheias de amido de milho, gotas de baunilha a gosto, 1 xícara de abacaxi em calda, em cubinhos. Misture todos os ingredientes(menos o abacaxi) e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Espere esfriar e adicione os cubinhos de abacaxi em calda, misture e reserve.
Cobertura: 1 copo de( requeijão )de açúcar, 1/2 copo de água, 3 claras , 1/2 pacote de gelatina sabor abacaxi. Leve ao fogo o açúcar e a água e deixe até formar uma calda em ponto de fio. Enquanto a calda está no fogo, dando o ponto, bata as claras em neve. Sem parar de bater, adicione a calda aos poucos, batendo sempre. Coloque a gelatina e bata até o merengue amornar.
Desenforme o bolo, corte ao meio, molhe a parte de baixo com um pouco da calda de abacaxi, coloque o recheio. Cubra com a outra parte do bolo. Molhe com a calda. Cubra com o merengue e decore a gosto com pedaços ou rodelas de abacaxi. Leve a geladeira. Comprei um abacaxi inteiro, piquei e fiz o doce para usar no bolo. Você pode usar em lata , se quiser. esse bolo é muito gostoso.

15 comentários:

ameixa seca disse...

Que maravilha! Ficou lindo este bolo ;)

Claudia Lima disse...

Ficou lindo! E de abacaxi deve ser uma delícia!
Bjs :)

Isabel Salvador disse...

que lindo bolo meu anjo,que deliçia mesmo amiga,jinhos grandes

Filipa disse...

Rose, que lindo bolo! Apetece "roubar" uma fatia...

beijinhos

Vitor disse...

Rose nossa que maravilha!!!Amei mesmo...um beijinho Vitor:-))

janeca disse...

Ficou lindo o seu bolinho!!!
Uma fatia para mim ainda á???

Bjinho

carmencita disse...

Se ficou branco demais, ficou é apetitoso demais isso sim.Que vontade que deu.Bacana usar gelatina no merengue.Bjss

Betechef disse...

Ficou maravilhoso!
Se pudesse pegaria um pedacinho.
Bjs!

Natércia Ramalho disse...

Rose que belo bolo ficou lindo um bjo Natércia...

Emília disse...

Oi Rose! Que bolo lindo! Deve ter ficado maravilhoso! Beijinhos

Nela disse...

Oi Rose. Que bolo BOOOMMM!! Apetece comer. Adorei mesmo. Continuo sem pc ,daí ter passado por aqui tão pouco. Espero vir breve. Embora com pouco tempo passei para lhe deixar um bejão amiga! fique bem :)

Leila disse...

Ficou lindao!!!
beijinhos

Ziza disse...

Estava mesmo pensando em fazer uma torta de abacaxi para o final de semana.

Vilma Melo disse...

Olá amiga!
Hummm que cara boa!!! Aqui em casa quem mais gosta de abacaxi é meu marido, e essa sua torta tá de dar água na boca, vou fazer tenho certeza que ele vai adorar!
Bjokas e ótimo final de semana!!
:)Vilma

Anônimo disse...

Rose, esse bolo está realmente muito lindo e deve está gostossisimo! embora eu não goste de abacaxi, mais deve ter feito o maior sucesso não foi mesmo? bjos da sua mana!