27 de fev. de 2009

Sorvete de Umbu




Oi amigos! Estou de volta, mais descansada e bem bronzeada, rs. Ainda um pouco desacostumada desse nosso mundo de blogueiros, mais aos poucos vou pegando o ritmo novamente...vim mostrar esse sorvete delicioso, feito com uma fruta típica do nordeste, o umbu, essa frutinha ai da foto (tiramos do próprio pé, estava carregado)levemente azedinha e adoçicada (minha filha adora)que além do suco maravilhoso que fazemos com ela, também nos proporciona esse sorvete delicioso e fácil de fazer. Se não tiverem a fruta, faça com 400 grs de polpa (de boa qualidade), vocês vão adorar... Ah, depois do sorvete pronto coloquei para gelar nas forminhas para gelo, não ficou bonitinho, rs?

Ingredientes

1 kg de umbu lavados
1 lata de Leite condensado
1 lata de Creme de leite
a mesma medida (da lata) de leite

Preparo:
Em uma panela, misture os umbus e duas xícaras e meia (chá) de água. Leve ao fogo e, após levantar fervura,cozinhe por cerca de 10 minutos. Depois de frio, escorra a água e aperte as frutas com as mãos para retirar os caroços. Coloque a polpa com a casca no liquidificador e junte o restante dos ingredientes. Bata até ficar homogêneo. Coloque em um refratário, tampe e leve ao congelador por cerca de 4 horas. Retire e bata novamente. Volte ao congelador por cerca de 2 horas ou até endurecer. Sirva.
- Se desejar,use 400 g de polpa de úmbu congelada. - O umbu é uma fruta comum no sertão nordestino. Lembra uma ameixa, de polpa suculenta e amarelada quando madura.


Beijinhos, logo estarei passando em suas cozinhas, estou com saudades...

7 comentários:

Axly disse...

Amigaaaa, que saudades!
Que legal, aproveitando o sol^^
Adorei esse sorvete, eu acho umbu uma delícia!
Kisss pra ti^^

ameixa seca disse...

Desconhecia completamente isso. Aqui em Portugal não existe, eu nunca tinha visto :)

Nela disse...

Querida ainda bem que voltou, espero que se tenha divertido e descansado tb claro, e pronto de volta aos tachos não é amiga? sabe tb não conheço esse fruto, se calhar até cá existe mas com outro nome mesmo, Rose é muito bom gelado e o seu tem óptimo aspecto, aqui ainda faz frio, embora Primavera está chegando hoje, parece que chegou o Inverno frio vento chuva, horrivel mesmo, mas mesmo de Inverno gosto de geladinho como sobremesa, beijinhos amiga.

Adriana disse...

Oi amiga qto tempo , menina com o calor que está aqui , dava os dois braços por esse sorvete de umbu , as vezes nem gosto de passar aqui , rsss, tudo que vc posta me traz lembranças (boas) da minha infancia na Bahia , minha mãe mora em Uruçuca e minha irmã na Serra Grande , não sei se vc já ouviu falar , outro sorvete que eu amo é o de Caja, nossa estou salivando.
Beijos querida.

Talita disse...

Lembro quando era criança e meu pai em uma de suas viagens, trouxe para casa umbu. Lembro certinho de minha mãe fazendo suco dessas fruitinhas pequenas e amarelinhas. Mas quem disse que me lembro do sabor? rsrs
Fiquei com vontade de provar esse sorvete e lembrar do gosto do umbu.

Anônimo disse...

toda família gostou,é pratico e muito
bom.

Unknown disse...

Agora aqui n Bahia é a época do umbu ,vou fazer para a família ,amo!