23 de abr. de 2011

Ontem Foi Dia de Vatapá Baiano No Almoço!

 Olá amigos, bom dia!
Como vão de feriados? Como diz o título, aqui ontem foi dia de comer comidinhas típicas da Bahia, não fiz caruru, nem outras iguarias que por tradição se serve (na Bahia) na sexta feira santa, mais fiz um vatapá delicioso e uma moqueca de peixe (que esqueci de fotografar), acompanhados de arroz branco. O Vatapá, todos já devem saber é um prato afro-brasileiro, herença dos escravos africanos...pode se fazer com pão amanhecido ou farinha de trigo, optei pela farinha por ser mais prático. É um prato bastante calórico por isso só faço muito raramente. Meus filhos e marido adoram, e eu também lógico. Dei uma pausa na dieta e cai de boca no vatapá e na  moqueca de peixe, rs.
Vamos a receita:
500 ml de leite de coco (melhor o fresco, mais se não tiver use o industrial mesmo)
1 e 1/2 xícara de caldo de peixe ou camarão (caso não tenha pronto, dissolva dois cubos de caldo de um desses sabores e use)
1 cebola branca em pedaços
coentro miudo a gosto
100  de amendoim torrado e descascados e moido
100g de castanhas de caju torradas, moidas
200g de camarão seco, sem a casca, moidos
1 pedaço pequeno de (a gosto)  raiz de gengibre (usei uma colher de sobremesa ralado)
3 xícaras de farinha de trigo.
Azeite de dendê a gosto (usei menos de 200ml)
Pimenta malagueta a gosto (opcional)
Como fazer:
Bata no liquidificador, os ingredientes do tempero (cebola, coentro, castanhas, amendoim, camarão, gengibre), com 400ml do leite de coco (reserve 100ml). Coloque numa panela grande e funda. Dissolva a parte, a farinha de trigo no caldo de peixe frio e acrescente a mistura da panela. Misture com uma colher de pau, até que fique tudo homogêneo, ligue o fogo e mexa sempre para não empelotar (como diz na música de Dorival Caymmi, prá fazer vatapá é preciso saber mexer), hehehe...não sou uma negra baiana mais sei mexer pois não empelotou, kkkk...acrescente o leite restante (fogo baixo por favor), mexa até ver o fundo da panela e ficar como um purê firme. Sirva quente e espere os aplausos...só não abuse se não estiver acostumada (o) com pratos típicos da minha terrinha, rss...na foto abaixo, um detalhe, na hora de servi, acrescentei mais uma colher grande de caldo da moqueca para dar mais sabor.


BOA PÁSCOA PARA TODOS, MUITA PAZ E HARMONIA NAS SUAS CASINHAS!
 E não abusem na hora da mesa meninas, beijos!

8 comentários:

Andréa Santana disse...

Que comidinha gostosa,hummmmmmmmm!!!

Feliz páscoa amiga, pra vc e toda sua família!
bjs,
Andréa...

inspirações da Jô disse...

Hum, adoro vatapá, é uma delícia!!!!!
Beijos e uma Feliz Páscoa para você e sua familia!

Acarajé com Pamonha disse...

Rose, que delíciaaaa. Aqui em casa também tivemos o vatapá, que para mim é a melhor comida da Bahia.
Bjs,
Clécia

ameixa seca disse...

Nunca provei mas confesso que tendo sabor a mar eu acho que ia gostar :)

Ivani disse...

Oi Rose que delicia!!! Gosto muito de vatapá, mas nunca fiz...qualquer dia desses eu vou tentar fazer, vendo a sua receita me animei!!! rsrs.
Tenha uma ótima semana.
Bjs
Ivani

Talita Cristina - Líder Receitas disse...

Oi Rose, tudo bem?
Quanta comida boa nesta cozinha!!! Amei tudo o que vi. Este vatapá então, parei para apreciá-lo de perto e levo a receita comigo!

Bjo,
Talita Cristina

Cris disse...

Que receita boa, moro na Bahia a 5 anos, já comi muito vatapá e acarajé, mas ainda não sei fazer. Vou tentar agora! Quando fala que acrescentou uma colher de sopa de caldo da moqueca, é daquelas de tirar a sopa? E deu uma misturada, ou colocou só por cima do vatapá?

Bjjjjjjinhos!

Unknown disse...

Show essa receita ,muito bom!!