2 de abr. de 2009

Ensopado de Peixe com Pirão







Oi gente querida!
Vim mostrar a vocês um dos meus pratos preferidos, peixe com pirão! Pode ser peixe vermelho, dourado, pescada, merluza, robalo, com tanto que seja de água salgada, como peixe de água doce (só assado), não gosto muito...
Vamos à receita,
Usei :
1 kg de filé de pescada
tomates, pimentão maduro, cebola, alho(2 dentes moídos) picados em rodelas.
2 colheres (sopa) cheias de azeite de oliva
sal e pimenta malagueta em conserva á gosto (pingo algumas gotinhas)
2 cubinhos de caldo de peixe (ou camarão ou bacalhau) para o pirão
farinha de mandioca (uso a melhor que tem aqui na Bahia, vem de Feira de Santana, é bem fininha e torradinha) até dar o ponto desejado.
Coentro, cebolinha verde, picados.
Sumo de 1 limão grande
2 colheres (sopa) de extrato de tomate para dar uma corzinha

Faço assim: Corto os filés em pedaços médios, tempero com o limão , o alho e o sal. Numa panela menor, dissolvo os dois cubos de caldo em mais ou menos 2 1/2 de água fervente e reservo. Numa frigideira , esquento o azeite, refogo a cebola, o pimentão e o tomate em fogo baixo, adiciono metade do caldo reservado, coloco os pedaços de peixe, com os temperos verdes por cima, acrescento as gotas de pimenta malagueta, tampo a panela e deixo cozinhar por alguns minutinhos.
Depois de cozido, retiro o caldo que se formou com cuidado, juntando ao que já estava reservado, para fazer o pirão.
O Pirão: Com o caldo já na panela e o fogo baixo, vou adicionando a farinha aos poucos, em fio, misturando sempre com uma colher de pau,para não empelotar.
Gosto do pirão não muito encorpado, mais molinho, igual um que é servido num restaurante típico aqui de Salvador, o Ki-muqueca, sou apaixonada pelo pirão que eles servem com o ensopado de camarão, humm, rs.
Sirvo com um arroz branco.
espero que tenham gostado,
beijos e ótimo final de semana!

7 comentários:

Unknown disse...

Rose este pratinho tem um aspecto delicioso, eu adorava provar um pouwquinho. Bijinhos e desejo o resto de uma óptima semana. Beijinhos

Adriana disse...

arroz branco...

ameixa seca disse...

Eu nunca comi mas gosto de peixe e farinha de mandioca... então acho que deve ser bom :)

Emília disse...

Olha só! Semana passada assei um peixe muito gostoso e nem lembrei do pirão!! Agora fiquei com vontade!
Beijinhos

Nana disse...

Rose, fiquei imaginando na praia comendo esse peixinho, pirão é tudo de bom, amooo.
Bom final de semana querida.

Axly disse...

Rose, amada!
Eu confesso, não sou fã de peixe ensopado, mas menina! Esse pirão, tá piscando pra mim, hahahahaha.
Eu ia nele, hhhuhuhuhuuhuh...
Kisss flor!

Anônimo disse...

adorei!